30 de junho de 2010

15º Semana da Comunicação II


    No segundo dia da Semana de Comunicação, os alunos que escolheram assistir as palestras de publicidade conheceram dois novos ótimos palestrantes; Luiz Yassuda e Marleide Rocha.

   Luiz Yassuda iniciou timidamente sua palestra, alegando ser sua primeira expêriencia no ramo, e desculpando-se previamente por sua falta de prática. Contudo, eu particularmente aprovei seu jeito extrovertido e simples, o que transformou a palestra em um diálogo, não em algo monótono.
   Luiz abordou o tema Mídias Sociais, alegando que o ser humano é a midia, e que este deve-se relacionar-se e ter uma imagem naturalmente positiva, afinal o controle sobre o que falam sobre sua marca acabou. Um Exemplo positivo é a marca Nutella que quase não investe em propaganda e está em 2º lugar de adeptos no facebook. Trabalhar com mídias sociais é levar as marcas as mídias e vice-versa.
   Abaixo uma entrevista com o publicitário realizada pela TV Facopp.



   Deem uma olhada no site dele, há muitas coisas interessantes: Luiz Yassuda ;D

   Já Marleide Rocha, relações públicas da agência NewOne (São Paulo) iniciou sua palestra mais animada e confiante, contando-nos sobre a Comunicação para os nichos.
   Marleide ensinou que se uma empresa não trabalhar nicho de mercado, quebra, então deve-se atingir todas as classes (A,B, C, D, E)  como por exemplo uma Havaina que custa 60 mil reais e uma propaganda de apartamentos voltada para o público gay.
   No mundo atual, o consumidor é especialista e exigente, não compra sem consulta prévia. Então, para se trabalhar com os nichos, deve-se armar estratégias de relacionamento, entregar o produto que promete, inovar (criar, não apenas melhorar) criar diferenciais e pesquisar o comportamento de seu público.
   Muitas vezes, o nicho vai indicar seu produto a massa. Exemplo Natura: produto + consultoras = clientes.
No site da Tv Facopp, há também uma entrevista com a publicitária, que vale a pena ser vista!

   Posteriormente vou tentar postar uma foto com eles (eu tirei, só não as vi até hoje) hahaha Para finalizar, uma frase da palestra de Yassuda: "A verdade é que ninguém lê propaganda. Pessoas lêem coisas interessantes..."

28 de junho de 2010

15º Semana da Comunicação I


   Um dos (e talvez o principal) evento oferecido pela Facopp nesse primeiro semestre foi a 15º Semana da Comunicação, realizada do dia 17 ao 21 de maio, onde profissionais importantes vieram dar aos alunos palestras contando suas experiências no mercado de trabalho e suas expectativas para o futuro. O palestrante que abriu as palestras de publicidade foi o descontraido José Henrique Borghi.


   Borghi é graduado em Publicidade e Propaganda na PUCamp, e atualmente é presidente da agência BorghiErh/Lowe, em sociedade com Erh Ray. Em seu curriculo consta trabalhos de grande repercursão na midia, como os mamiferos da Parmalat e "é o amor" da Sazón, além dos anunciantes como Honda, Itaú, Antarctica, Eletrolux, Grupo Folha, etc.
   Em sua palestra descontraida e divertida, ele nos mostrou videos de seu trabalho (incluindo também o homem chocolate da Axe, "Menino Carlinhos", Massagista de Modelos do Emprego Certo e outras), e compartilhou os pequenos macetes, idéias e coicidencias que foram necessárias para a formação desses grandes trabalhos. Também confidenciou que tem grande tendência a privilegiar o áudio nos comercias, e que sempre fora grande fã dos filmes mudos de Charles Chaplin.
   Por fim, salientou a grande mudança nas propagandas atuais, visto que antigamente contava-se verdadeiras histórias em comerciais de vários minutos, e hoje em dia quanto mais rápida for a mensagem, melhor. Borghi saciou diversas duvidas e entregou de presente aos alunos uma lista de diversos bons sites de publicidade para pesquisa, que posteriormente postarei aqui.
   Pessoalmente tive a grande oportunidade de conversar um pouco mais com ele depois da palestra, e conheci não só um bom profissional, mas uma pessoa que valoriza os universitários e nos deu preciosos conselhos, entre muito bom humor. Já sou fã dele hahaha (:
   Abaixo o hilário "Massagista de Modelos" e o comovente "Menino Carlinhos"





Na Barra de Vídeos: Comercias produzidos por Borghi.

26 de junho de 2010

Desde o início: vida universitária

   Olá a todos (: Fiquei pensando muito em como seria minha primeira postagem, então decidi começar, literalmente, do começo. E a história inicia-se em dois mil e bolinhas, quando eu aprendi a fazer vídeos no movie maker e, ao mesmo tempo, a criar blogs. (Ps: Hoje em dia é muito fácil criar blogs, estou indignada! Antes eu mexia em todos os códigos html, demorava horas para fazer o que se hoje resolve em um clique e vem pronto...) Enfim, eu já havia escolhido minha profissão, mas ainda não sabia. Começei apenas como um hobbie e fui me aprimorando... Descobri o Photoshop e me apaixonei! Foi amor a primeria vista. Quando entrei no colegial e tive que começar a pensar na minha futura profissão algumas duvidas surgiram, mas por fim descobri o nome daquilo que eu amava fazer: Publicidade.
Hoje encontro-me em férias do curso de Comunicação Social da universidade Unoeste (interior do oeste paulista), e decidi valer-me do pouco que aprendi no 1º termo para criar um blog e partilhar um pouco da minha vida universitária.
   Bom, realizada a introdução e apresentação, vamos ao que interessa; Abaixo, seguem fotos do meu primeiro dia de aula e a apresentação da faculdade aos alunos (o trote deixa em off ;x)

Jorge Flash nos apresentando o Laboratório de Fotografia

Professor Marlon no Laboratório de TV


Laboratório de Rádio
 Fotos por Carlos Eduardo


Para finalizar, o primeiro video apresentado na aula de Introdução a Publicidade; Um antigo comercial de filtro solar, produzido pela famosa agência DM9.





Na Barra de Videos: Propagandas da DM9.