28 de novembro de 2010

ByMe - Book

   Fazendo aquele trabalho enoorme de campanha de natal, sobre óculos de sol como eu já havia adiantado, estou sem tempo total pra vir aqui :/ A primeira etapa do trabalho foi a mais legal - Tirar as fotos no estúdio, claro! Aqui vai uma prévia das fotos que tirei da minha amiga, Thaís Briguenti. Quem quiser ver todas, entra no flickr!


24 de novembro de 2010

#1 Semioticando: Diesel - The Daily African

   Nova sessãozinha no blog! Que tal "semioticar" um pouco? Entreguei essa análise hoje de manhã, e escolhi uma campanha muito polêmica; "The Daily African", da Diesel, vencedora do Grand Prix do Festival de Cannes 2001. Minha preferida é a entitulada "AU Agrees", mas para quem quiser conhecer as outras, dá uma olhadinha aqui!




Oposição Semântica:

Ilusão x Real
Ousadia x Tradição
Negros x Brancos
Raças x Preconceito
Pobreza x Riqueza
País desenvolvido x Pais Subdesenvolvido
Inglaterra x África


Temática Verbal

Manchete do jornal The Daily African: “União Africana concorda com ajuda financeira a Europa.”

Temático Plástico Visual
Há seres humanos e objetos, gênero masculino e feminino. Porém, todos são negros bem vestidos e animados, que se divertem em um cenário de luxo. Em uma biblioteca clássica, eles brincam com coqueteleiras, tacos de golfe e um troféu, em uma cena construída a imagem da aristocracia britânica.
A imagem coloca a raça negra, que sofre ao longo da história as mazelas do preconceito, no lugar da sociedade que a subjugou.

21 de novembro de 2010

O Formigueiro

    Como prometido, a conclusão da minha viajem com a FACOPP. Chegamos na Band quase 5h da tarde, com a gravação marcada para as 6h. Mas como de costume, claaro, as coisas nunca começam na hora certa. Ficamos 4h na Band esperando (muito mais tempo de quando fomos a Globo).
   Eu achei bem legal o acolhimento da equipe, já que como éramos um grupo pequeno, fomos mais bem recebidos. Foi bem interessante observar o trabalho da produção, ao arrumar as câmeras, animar a platéia, e enfim, todo aquele equipamento para fazer um programa funcionar.
   Além da produção, achei o máximo conhecer pessoalmente o estúdio de gravação que é muito bem feito,  aqueles olhos mtcho loucos e as formiguinhas fofas *-* (pena que não pude tirar foto delas...)

 







O famoso Teleprompter que a Dilma não sabe ler ;x


   Para finalizar, apesar de o Marco Luque ser fresquinho como qualquer outra celebridade, ele foi muito gente boa com a platéia, e super atencioso conosco ao tirar cada foto (até ganhei um autógrafo hahaha). No fim é uma boa experiência, adoro backstage e me imagino trabalhando em um lugar assim, com certeza!

18 de novembro de 2010

Conhecendo a Borghierh/Lowe


   Pensa numa pessoa que foi dormir hoje 8h da manhã e acordou 4:30 da tarde. Pois é, a viajem foi cansativa, mas valeu a pena! Hoje vou contar sobre a agência Borghierh/Lowe. Chegamos pela parte da manhã, mas ficamos por pouco tempo. A entrada já impressiona; o prédio é grande e moderno, localizado na Vila Olímpia, São Paulo.

Galera do 2º A em frente a agência
   Logo que entramos, dividimos o elevador com um carinha de dread muito louco, e depois descubro que ele trabalha lá. E é isso ai que eu adoro na publicidade, acho que é uma das unicas áreas que, se você for "diferente", não será rejeitado por puro preconceito!
   A agência ocupa o 5º e 6º andar, tendo como o primeiro uma super bem decorada sala de visitas, e uma sala exclusiva para a Criação.
 As salas contam com um gramado sintético e várias bolas de futebol "Jabulani". Como disseram, "Eu só queria uma Jabulani, e o cara tem 20 delas". É a vida hahahaha.

Na sala da criação não podiamos tirar fotos, mas é como todo publicitário imagina; a cor branca, e computadores predominam. Há muuuitos livros legais, várias embalagens de produtos e bonequinhos.
   A sala com os outros departamentos, localizada no piso acima, é bem parecida, mas com menos enfeites. É o tipo de lugar que você entra e pensa; quero trabalhar aqui!


Na sala de recepção também havia várias plaquinhas "Rosana Ribeiro para o Caboré". Com uma breve pesquisa, descobri que Rosana foi indicada como prossional de Mídia para o prêmio Grandes Nomes da Propaganda, Caboré 2010.Ah, tá vendo esse anão super meigo? Então é o pé daquela mesinha! *-* Ia levar pra casa, mas não cabia no ônibus #ahanclaudia.





15 de novembro de 2010

#2 Aquarela do Brasil

   Para finalizar o trabalho da minha pequena empresa de perfumaria Aquarela do Brasil, fiz por puro hobbie os flyers! O próximo dará mais trabalho, e posso adiantar que vai ser sobre óculos de sol :x Estou indo agora para São Paulo em uma viajem da facul, conhecer a agência Borghierh/Lowe *-* No próximo post conto tudo!

Planejamento e Criação: Gabriela Araújo
Fotografia: Samara Nougueira
Modelo: Thaís Briguenti

 Planejamento, Criação e Fotografia: Gabriela Araújo
Modelo: Samara Miguel


14 de novembro de 2010

Twitter, Orkut, Facebook e outros

Cartaz da II Jornada de Comunicação

   O post de hoje é pra quem gosta de ler. Fiz há pouco um artigo com o tema Ambientes digitais e suas aplicações, falando sobre redes sociais, tema da II Jornada de Comunicação da faculdade. Achei interessante e decidi mostrar um resumo para vocês. Quem tiver paciencia de ler, dá uma nota para meus dotes de escrita haha!
   
   A mesa redonda do dia 27 de Outubro teve diversos convidados, que debateram sobre o tema “Ambientes digitais e suas aplicações”. Focando no assunto das redes sociais, a conversa ocorreu de forma que cada convidado expôs seu ponto de vista sobre como a internet pode modificar o curso de um produto, uma propaganda ou um jornal.
   Na mesa tivemos empresários publicitários, jornalistas, graduandos e, sobretudo, tuiteiros. Reconhecida como mídia de maior força social atualmente, o Twitter foi o enfoque deste dia, utilizando a página da Unoeste como exemplo para as explicações.
   O tema é muito importante de ser debatido atualmente, pois as redes sociais dominaram timidamente nossas vidas, e hoje em dia há uma explosão de opções e nós simplesmente não vivemos mais sem elas.
   Sempre é a rede da moda; Já tivemos, em tempos remotos, o ICQ, substituído pelo MSN, que mantém seu reinado como programa de mensagens instantâneas. Logo depois surgiu o famoso Orkut, que se tornou no Brasil a maior e mais famosa rede social. Este ainda se mantém forte, mas está sendo nocauteado pelo seu novo adversário, que já virou febre nos EUA: o Facebook, que segue a mesma linha de entretenimento.
   Paralelo, virou febre há pouco mais de um ano o Twitter, que foi mais abordado no debate. Isso porque ele tem um poder de alcance muito maior e veloz, e claro que não demorou a descobrirem que este era o melhor método para divulgações.
   Nós comunicadores devemos aprender a nos valer dessas mídias para nossos objetivos de publicidade, imprensa e informação, mas de maneira sutil. Afinal, ninguém gosta de ver sua página repleta de anúncios dizendo “compre, veja, use”, mas se interessam (e muito) por mensagens criativas e instigantes, que os induzam a clicar no link para descobrir o que é aquilo.
   Nosso público-alvo, os famosos tuiteiros, são acima de tudo curiosos. Então nós comunicadores devemos saber como acender mais esta chama de curiosidade, a ponto de que esta geração Y, tão ligada na velocidade, nos faça merecer um clique.

13 de novembro de 2010

Aquarela do Brasil

   Quem gostou? Esse é o logo que eu fiz para meu trabalho, entregue nesta sexta. A proposta era fazer um brainstorm para criar o nome da nossa marca, e definir o produto. Realmente, foi uma tempestade cerebral! Entendi o nome agora. Dessa coisa muito louca surgiu a Perfumaria AQUARELA DO BRASIL, em homenagem as riquezas naturais do Brasil e nossa cultura, na arte e musica.
   Na proxima etapa, tinhamos que criar o Manual de Identidade, com todas as informações do logo para o cliente, e suas aplicações. Deu trabalho! Abaixo, as aplicações do logo em veículos de divulgação e no frasco de perfume:

Observação: A imagem do frasco é original de um perfume da marca O Boticário. Montagem utilizada unicamente para representação e fins acadêmicos.
Quem quiser ver mais, acessa meu Flickr! Logo mais, o flyer de divulgação ;)

11 de novembro de 2010

O duplo sentido de Gianecchini

   Não costumor postar esse tipo de "fofocas", mas essa me chamou atenção pela repercursão. Reynaldo Gianecchini gravou um simples comercial regional para um shopping de Teresina, o Pintos Shopping.
   Só que além do nome sugestivo, o slogan não ajudou; "Pintos Shopping, tudo que você mais gosta, no lugar que você sempre quis”. Agora o ator é alvo de piadas constantes na internet alcançando, segundo a revista Veja, a condição de protagonista de um desses divertidos ‘acidentes de criação’.



   Agora vamos analisar. Pra começar, whaaaaaaaaat the fuck um shopping chama PINTOS? Eu, como publicitaria, iria sugerir ao meu cliente outro nome, mesmo que esse seja sobrenome de família e blá blá. Segundo, o comercial não tem nada de especial, as cenas de felicidade são até teatrais demais, mas o publicitario teve uma puta sacada nesse slogan. Ponto positivo pra ele, e negativo para o ator, que já anda com má fama pelo país...
   Me chamou atenção a revista Veja fazer uma matéria, em seu site, sobre o assunto. E ainda dizem que publicidade não faz diferença, ai ai.

8 de novembro de 2010

Mundo verde-limão

   Sabe que minha cores preferidas são branco e rosa, mas eu tenho uma queda pelo verde-limão! Então deu aloca de fazer uma mudança no blog, e adorei o resultado! Gostaram do background? Achei ideal, deixou o blog mais moderno e com minha cara (:
   Bom, para esse post não ficar sem nada, confiram o vídeo que postei no Pub 4 All, Tutorial: Como dar um soco na cara tenho certeza que vão gostar!

7 de novembro de 2010

ByMe - Camisetas

 Já faz um bom tempo, postei aqui os projetos de camisetas que fiz para o curso de Contábeis, da universidade Toledo. Agora o resultado final, as camisetas prontas ficaram uma graça! Faz tempo que as vi, mas só agora consegui fotos para postar... O que acharam?



3 de novembro de 2010

#4 Rejoves 8! - Making Of

   Continuando a "Saga Rejoves 8", dá pra escrever um livro já! Hahaha Lembra quando eu disse, no post abaixo, que havia feito um vídeo em 5 minutos? Então, foram vídeos gravados após uma noite de muito trabalho para o Rejoves, mostrando um pouco da empolgação da galera! Com o slogan "Foi por vocês" ;)

1 de novembro de 2010

#3 Rejoves 8! - Resenha

   Esse Rejoves tomou (e ainda está tomando) muito tempo das minhas últimas semanas, mas valeu a pena e, como vcs podem ver, farei vários posts relacionados!
   Para começar, é muito dificil trabalhar sem uma equipe que não tenha o mesmo interesse que o seu. Digo, as pessoas não dão valor a esse tipo de trabalho, acham que é "facil e qualquer um faz". É, acho que já descobriram que não é assim. Graças a Deus tive ajuda de amigos que se interessam pelo tema, tanto dentro como fora do acampamento. Primeira lição: Não dá pra trabalhar sozinho galera, equipe é fundamental!
    E agora, pensa numa menina que não tem laptop, teve que arrancar o cpu de casa para levar pra outra cidade. E dormiu do lado dele, por mera questão de segurança. HAHA. Segunda lição: Modernize-se, Gabriela. Progresso!
   Para mim, a parte mais legal em trabalhar nesta area é usar a, tchan tchan, D80 do meu amigo *-* Sinto-me a fotógrofa! O mais legal é quando o povo te reconhece na rua; "Você não é a fotografa da Catedral?" huauhahahau Tá, eu não tiro fotos tão boas assim, mas melhorei muito esse ano!
   É é aquela loucura; tirar fotos, arrumar os videos, e grava video em cima da hora que não deu certo, e o pc trava pq eles eram muito pesados, e aaaaaah! Morri. No último dia, o coordenador pediu pra eu passar alguns dos videos gravados das equipes trabalhando para o Rejoves, e eu não tinha nada pronto. Tensão.
Fui para o meu pc, e montei um Making Of em cinco minutos! Um vídeo que eu normalmente demoraria uma hora para fazer... Foi meu récorde!
   Por fim, no último dia a câmera já pesava no meu pescoço. Cheguei na igreja morta, mal aguentando as malas, com duas câmeras penduradas no pescoço (ei, minha sony cyber-shot ainda serve pra alguma coisa!), falando que não aguentava mais tirar fotos. E minha mãe me perguntou: Quer desistir da profissão? Respondi: Com certeza, NÃO ;)
   Última lição: Não adianta. Quando vc faz o que gosta, todo o trabalho e cansaço valem a pena! Vai ser médico pelo dinheiro, vai. Troxa.