30 de março de 2011

Cachinhos de Lanranja


Achei muito fofa!

27 de março de 2011

Juizes de cueca?

   Achei engraçado quando vi, mereceu post! Patriocínio criativo da Lupo, mas meio inoportuno... Digo, imagina que legal a juiza correndo no meio do campo parecendo estar de samba canção? Vi no @errosdemkt!

20 de março de 2011

Fraternidade e a Vida no Planeta

   Estou meio sem idéias sobre o que postar no blog, mas vocês sabem como são os olhos publicitários. Em todo lugar nós analisamos alguma coisa, como por exemplo na igreja.
   Sempre adorei a Campanha da Fraternidade, por eles sempre usarem como tema um assunto relevante (dando maior causa a ele) e pela publicidade bem elaborada que ela é. Vejamos a deste ano: Sustentabilidade, um assunto que esta na moda, ganhando mais força com o apoio da maior igreja do mundo.
   O flyer muito bem feito, e usando como slogan um versículo relevante. Acho muito fantástico. Fora a campanha em si, sendo vinculada em cada igreja na mídia impressa (cartazes e revistinhas), na internet, na tv e rádio... Bom, sempre apoiei a campanha da fraternidade! No fim, o dinheiro arrecadado surte algum efeito real, não só psicológico nas pessoas (aquela sensação de ter que fazer alguma coisa, mas acabar deixando de lado). Continuem assim (:

17 de março de 2011

#meucarrofalha

   Tirando as teias de aranha. Fico tão mal por deixar o Editando tão de lado, mas depois que eu começei a atualizar o Blog da Tv Facopp, quase não tenho tempo para os outros ;/

   Já faz tempo que quero falar de um assunto muito legal: a hashtag que ganhou um grande espaço no twitter nesses últimos dias, #meucarrofalha. Já é quase bordão publicitário! Conheça o caso:
Daniely comprou há 4 anos, em fevereiro de 2007, um Mégane Sedan 2.0, da Renault, com DOIS ANOS DE GARANTIA que logo nos primeiros dias apresentou falhas de funcionamento, impedindo-a de usá-lo. Desde então o veículo encontra-se parado há 3 anos, 5 meses e 6 dias por não ter condições de uso.
Recorreu à Justiça, para fazer seu direito de consumidora ser, obrigatoriamente, respeitado pela empresa Renault. O processo ainda está em andamento.

   Em vista disso, Daniely criou o site Meu Carro Falha, muito bem feito por sinal, e perfis em redes sociais para divulgar seu problema. O caso, porém, tornou-se famoso por uma razão: A empresa Renault entrou na justiça emitindo uma liminar para que a consumidora se apaga-se suas redes sociais em 48h! Revolta na internet.
   Daniely mais uma vez se aproveitou da oportunidade e ainda a fez de slogan: Fui intimada de uma liminar que determina que me cale em 48 horas. Várias pessoas no twitter demonstraram seu apoio, e muitos veículos de comunicação postaram sobre o assunto. O twett que mais me marcou dizia algo como "A Renault pode apagar um perfil, não calar a internet inteira." Sábias palavras.
   Na minha opinião, as pessoas se sensibilizam em casos como esses, mas se revoltam quando há uma decisão que interfira na comunicação em redes sociais. A Renault foi infeliz neste ato, está queimada com os consumidores. Deveria ter resolvido o problema, como a Brastemp no caso do @oboreli.
   Abaixo, vídeo da consumidora e seus links:

13 de março de 2011

Estágio: TV Facopp

   Já faz um tempo que estou para postar isso aqui. No fim de fevereiro, entrei para a turma de estagiários da Tv Facopp, quarta Tv universitária do Brasil. Instalada na própria faculdade, a tv dispõe de programas jornalísticos,  onde os alunos trabalham em toda elaboração, desde pautas até edições.
   Um pouco escondidos atrás disso, a pequena equipe de publicidade trabalha para fazer nossa parte acontecer. Trabalhos em papelaria, edições de vídeo e campanhas de divulgação, em especial do aniversário de 3 anos da TV que será em breve. Para quem quiser conhecer o trabalho, visitem o site Tv Facopp Online!

Equipe

8 de março de 2011

Se pedir com jeitinho eles mexem até no logotipo.

   Infelizmente, não pude preparar nada para homenagear nosso grande dia da mulher. Porém, separei umas das melhores propagandas vinculadas! E uma mensagem que não veio de publicitários, mas que me agradou muito:
Feliz dia das minas! deixando o legado de Eva cada vez mais no passado, e de olho na igualdade do presente-futuro. Pitty 
Se pedir com jeitinho a gente mexe até no logotipo. (Clique para ampliar)
 Minha preferida! (Clique para ampliar)

6 de março de 2011

Bloco Skol Folia

   Pesquisando sobre a campanha de Carnaval mais legal, deparei-me com o Bloco Skol Folia. Claro que tinha que ser de cerveja. A ação interage com o público através do site, e com uma página no Facebook. Visitem, tem muita coisa interessante! O bloco desse ano conta com Will.i.am, Parangolé e DJ Marlboro, segundo informações retiradas do mesmo endereço.
   Os flyers estão muito bons! Adoro campanhas de carnaval, pois acho que a publicidade (junto a mídia) é que torna o evento tão festivo. Gostando ou não, é ela que começa o gostinho de carnaval brasileiro!

Clique para ampliar

2 de março de 2011

A Linguagem da Sedução

"A publicidade transforma o processo criador em laboratório, no qual se testam comportamentos humanos."
   Assim termina o livro que acabo de ler para a faculdade. Frase fantástica. Resolvi comentar sobre ele pois achei importante p/ quem quer seguir carreira. Bom, ele aborda em geral os termos léxicos (verbos, adjetivos e substantivos) e como estes podem ser aproveitados em mensagens publicitárias.
   Como estamos cansados de saber, a  publicidade utiliza recursos estilísticos para  informar e manipular, exibindo um mundo perfeito e ideal. Deve pensar no impacto fisiológico e psicológico que causa ao consumidor, manutenção da atenção, convencimento e determinação da compra. Pode ser classificada em denotativa (literal) e conotativa (sentido figurado).
   Há um capitulo especifico para a mulher como consumidora. Interessante a antiga visão que ainda a mulher é mãe e dona-de-casa, então os anunciantes apenas se focam nisto. Porém nos capítulos seguintes já começa a despontar a visão de uma mulher moderna, livre e decidida, em um anúncio de lingerie. O uso dos lexemas neste caso é freqüente em questionamentos - né? entendeu?- intensificadores (como cores) e outros.
   Nos próximos capítulos vê-se a criação de uma marca, sua qualificação e exaltação. Já é sabido que a marca é a particularização do produto, mas é interessante notar que muitas apelam a algo mais tradicional, onomatopéias e línguas estrangeiras. Felizmente, hoje em dia, esse pensamento esta dissipando-se, e as marcas tentam ser o mais originais possível.
   Quanto aos slogans, ainda é comum ver verbos no imperativo, opsições semânticas e ambiguidade, além das fórmulas fixas: clichês, frases feitas e citações (na integra ou modificadas).
   Outra coisa interessante; Tropo: ocorre que neste ramo o consumidor tem consciência que é influenciado. Ex: Propaganda de artigos para bebê utilizando diminutivos, parecendo como a mãe (receptora) se refere ao filho.

Enfim, é um livro centrado na questão dos termos da língua portuguesa na publicidade, e como se aproveitar deles. Fica a dica para quem se interessar!